No dia 24 de março, o canal de televisão argentino Telefé, decidiu exibir um capítulo dos Simpson censurando um beijo entre Homer e um amigo gay.
A associação '100% Diversidade e Direitos' denunciou a homofobia na decisão de censurar no horário de proteção ao menor (7 as 22hs) o beijo entre dois homens.
"Entendemos que houve um evidente critério homofóbico na atitude de censurar um beijo entre dos homens" declarou a associaçao. Parecia que para o canal a expressão física de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo é obscena ou nociva para os adolescentes, como se não pudesse fazer parte da realidade de nenhum jovem. Ao censurar um beijo entre dois homens, o que Telefé expressa é que estaria mal ou seria uma atitude incorreta.
Finalmente, o canal de televisão se retratou e voltou a exibir o capítulo inteiro, desta vez sem censura alguma. No capítulo, Homer beija um amigo gay e depois se joga pela janela enquanto diz "não quero terminar com esta bonita amizade".
Mais uma vez a vizinha do Brasil mostra exemplo na tolerância e respeito a diversidade, enquanto no Brasil ainda se discute quando poderia acontecer um beijo gay em uma das novelas da globo.
A televisão aberta Argentina tem um programa conduzido por uma transsexual (La Pelu), já exibiu beijos gays em novelas e a TV publica produziu ano passado uma novela voltada para o publico LGBT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário