terça-feira, 6 de agosto de 2013

Família de menina Trans de 6 anos luta para conseguir mudar seu nome nos documentos



Ele nasceu com genitália masculina como seu irmão gêmeo. Mas sua mãe conta que com um ano e meio começou a repetir: "Eu sou uma menina", "eu sou uma  princesa", e colocava  roupa de menina e pedia para brincar com bonecas. "Aos quatro anos escolheu um nome feminino e nos pediu para chamá-la assim" disse a mãe. "Nós disse que se não chamávamos ela assim,  não ia nos responder." Hoje "Lulu" tem seis anos e é uma menina trans. Ela vive com sua mãe e irmão no subúrbio de Buenos Aires e estuda no jardim de infância que respeita a sua identidade.

A história de Lulu se tornou pública há poucos dias através de uma nota em jornal de Buenos Aires, mas faz muito tempo que sua família, terapeutas e representantes da comunidade LGBT estão trabalhando  para ajudar essa criança a crescer feliz.

"Quando a mãe de Lulu percebeu a identidade de sua filha ela se comunicou com a gente, buscando informações e conselhos", diz César Cigliutti, presidente da Comunidade Homossexual Argentina (CHA). Valeria Pavan, coordenadora da nossa área de saúde, psicóloga, que por sua formação e experiência, cuida de tudo que está envolvido nesta situação.

Mas o principal obstáculo ao pleno desenvolvimento da Lulu é a falta de um documento de identidade de acordo com sua identidade de gênero. "É difícil  levá-la a uma emergência, porque tem 39 graus de febre, e ela ser olhada estranhamente  porque  vêem ela de tranças e saia, em vez de ser olhado o que está errado com sua saúde,  porque o seu documento tem um nome e foto do menino", explicou o mãe.

Na Argentina a lei de identidade de gênero já foi aprovada e permite a troca de nome e sexo no documento de identidade.  A Lei tem um mecanismo para casos de menores de 14 anos, mas o cartório do município não aceitou e lhes disse para solicitar através da justiça. Pedro Paradiso Sottile, secretário e coordenador do Departamento Jurídico da CHA, disse que "o Estado tem a obrigação de dar a sua certidão de nascimento e uma nova identidade de acordo com a solicitação de correção do registro".

Torcemos para que em pouco tempo a justiça autorize a alteração de documentos de Lulu e ela siga feliz sem se  sentir desamparada pelo Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário