sexta-feira, 5 de julho de 2013

Direitos LGBT & etc: Buenos Aires elimina lei que proíbe LGBT de doar sangue



Mudanças legislativas em Buenos Aires permitem que os gays, lésbicas  bissexuais e transsexuais não sejam objeto de discriminação na hora de doar sangue, como ocorria até agora.

Por unanimidade (47 votos a favor e 0 contra), o deputado Maximiliano Ferraro introduziu as mudanças necessárias para ampliar os direitos dos LGBT, que eram discriminadas na atual lei de sangue.


O artigo terceiro de la lei 3328 informa que “os doadores de sangue tem o direito a ser assistidos de acordo com os procedimentos, normas e controles estabelecidos”, e se adicionou o seguinte: “ao momento de doar não se solicitará informação dos doadores a respeito da sua identidade de gênero  orientação sexual ou qualquer informação que resulte discriminatória”.


Anteriormente a lei fixava a proibição de doar a quem  “tenham mantido relações sexuais eventuais ou que tenha conhecimento de que seu companheiro teve, ainda que seja com proteção” e a as pessoas com “relações sexuais com viciados ou ex viciados em drogas ilegais intravenosas ou a quem tenham tido sexo por dinheiro”, e também “homens que tenham ou tenham tido relações com outros homens, a mulheres que tenham ou tenham tido companheiro sexual com um homem que  também teve sexo com homens”.


A partir de agora, segundo Ferraro “esta nova lei estabelece que na Cidade de Buenos Aires se ampliem os direitos a partir de um novo questionário para os doadores de sangue em  que não se peça dados de identidade de gênero ou orientação sexual”.
 


Um comentário:

  1. Chimbinha se irrita e joga objeto em espectador de show,ele se irritou com um ativista gay que estava com um cartaz reclamando da presença do grupo na Festa de São João da cidade por conta das declarações homofóbicas que teriam sido feitas pela cantora.


    http://youtu.be/D0GCEhFz7Xk

    ResponderExcluir