quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Comitê Olímpico Internacional proíbe atletas de protestar contra as leis anti gay na Russia



O Comitê Olímpico Internacional informou que é proibido que qualquer atleta mostre apoio ao LGBT russos durante os jogos de Inverno de Sochi.
O COI afirma que este não é devido às leis anti gay recentemente aprovadas na Rússia que proíbe a chamada "propaganda homossexual", mas uma aplicação das regras que regem as olimpíadas.
Artigo 50 do regulamento do COI diz:  "nenhum tipo de manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em eventos olímpicos."   
"O COI tem uma regra clara estabelecida no regulamento olímpico que afirma que as sedes dos jogos olímpicos não são um lugar para manifestação política ou religiosa", disse um porta-voz do COI, "Esta regra está em vigor durante muitos anos e será aplicada quando necessário.
De acordo com a regra citada, os atletas pegos  violando poderiam enfrentar uma "desclassificação  ou retirada de pontos dessa pessoa."
Isto significa que qualquer atleta que pudesse ser visto de mãos dadas com um outro atleta do mesmo sexo ou usando um pim do arco-íris em qualquer momento durante os jogos em Sochi, não só vai enfrentar possíveis multas, prisão e deportação sob a lei russa, mas também a punição do internacional comitê olímpico.
O porta-voz do COI também disse  que os atletas que violarem a regra 50 do regulamento Olímpico, mostrando apoio à comunidade LGBT serão avaliados individualmente  com uma  "abordagem sensata" e "dependendo do que foi dito ou feito" serão tomadas as providencias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário