sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Comitê olímpico internacional pede que a Russia não discrimine homossexuais



Em um manifesto do Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu sua preocupação com a adoção de novas leis contra a propaganda homossexual  na Russia, que  já causaram as primeiras prisões de estrangeiros.

O COI disse que está trabalhando para assegurar que durante as Olimpíadas de Inverno, que será realizada em 2014 na cidade de Sochi, não se cometa qualquer ato de discriminação contra o atleta gay ou lésbica.

"Para o COI está claro que o esporte é um direito humano que deve estar disponível para todas as pessoas, independentemente de raça, sexo ou orientação sexual", diz o comunicado. "Os Jogos devem ser abertos a todos, sem discriminação, e isso se aplica a todos aos espectadores e juízes, meios de comunicação e, claro, aos atletas. Nós nos opomos veementemente qualquer ação que prejudique esse princípio ".

Várias organizações de direitos LGBT defendem o boicote a celebração olímpica na Russia. Alguns participantes, como o abertamente gay skater Blake Skjellerup neozelandês, afirmaram que "se sentem ameaçados por essas regras e que levará um símbolo do arco-íris, ainda que lhe cause problemas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário